Buscar
  • Albertina Camilo

Extintor ou spray de pimenta no lugar de arma de fogo

De vez em quando cachorros são baleados por policiais militares. Um dos casos de maior repercussão em Joinville neste ano envolveu Bili, um cãozinho que teve a mandíbula destruída por um tiro disparado por um policial e foi socorrido pela Frada no início de agosto no bairro Paranaguamirim.



Um mês depois do Bili, o pitbull Panda foi baleado dentro do quintal de casa, no Ulysses Guimarães, quando os PMs foram chamados por causa de uma briga entre vizinhos. Panda foi atingido na pata e foi preciso amputá-la.


Para que situações como estas não se repitam, a vereadora Ana Rita Negrini Hermes (Cidadania) apresentou a Moção nº 377/2020, apelando ao coronel Dionei Tonet, comandante geral da Policia Militar de Santa Catarina, que a corporação passe a adotar um procedimento que já faz parte da rotina da Polícia Civil, com excelentes resultados.


A sugestão da parlamentar é que, em substituição a armas de fogo, os PMs passem a adotar extintores de incêndio como primeira opção na repressão de ataques de animais ocorridos em operações policiais e, se ainda necessários, façam o uso de espargidores (sprays) de pimenta.



“Com certeza, os estragos serão bem menores caso haja necessidade de os policiais agirem para conter ataques de cachorros em seu trabalho diário”, afirma Ana Rita.



Extintores de incêndio, em primeiro lugar, e sprays de pimenta são considerados de menor potencial lesivo para afastamento de animais. “Como já constatado, armas de fogo causam ferimentos graves ou mortes, consequências quase sempre desproporcionais ao potencial lesivo de cachorros”, acrescenta a vereadora.

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206