Buscar
  • Albertina Camilo

Ana Rita apoia vereadora mirim e apresenta projeto para ampliar acesso a bibliotecas


O gabinete da vereadora Ana Rita Negrini Hermes (PROS) protocolou no dia 5 de fevereiro o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2020. O texto determina que as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Joinville “deverão permitir o livre acesso aos estudantes da instituição durante todo o horário de expediente escolar”.

Ana Rita explica que essa proposta é iniciativa da vereadora mirim de Joinville Ana Laura Carvalho de Paiva. A estudante da Escola Municipal Dr. Abdon Batista defendeu o projeto no Legislativo de Joinville no ano passado, sendo um dos três selecionados em todo o País para apresentação no Congresso Nacional, em outubro de 2019.

Jordana, Luana Santos de Oliveira, coordenadora pedagógica da Câmara Mirim, mãe da Ana Laura, Cristilaine, e a vereadora mirim Ana Laura Carvalho de Paiva, durante visita ao gabinete de Ana Rita, em 2019 Crédito: Ale Pogan

Ana Laura durante Palavra Livre na Câmara de Vereadores, no ano passado Crédito: Mauro Schlieck

Acesso ao livre conhecimento

“Agora, conto com o apoio dos colegas vereadores para que os estudantes da rede pública de ensino de Joinville possam usufruir das bibliotecas escolares durante todo o expediente de cada unidade”, pediu a vereadora. Ana Rita lembra que atualmente, em diversas escolas da rede pública de ensino do município, as bibliotecas não permanecem abertas à disposição dos estudantes, o que inviabiliza ou limita o acesso ao livre conhecimento.

“Entendo que o ambiente escolar deve ser acolhedor e transformador, sendo, então, de extrema importância que a comunidade escolar tenha acesso livre às dependências escolares, principalmente à biblioteca. Não haverá impacto econômico ao Executivo, pois cada biblioteca deve contar com um profissional habilitado a gerir o espaço e auxiliar os frequentadores no que for necessário. O acesso a esse espaço fomenta a leitura e o desenvolvimento dos estudantes”, defende Ana Rita.

Considera-se “livre acesso”, segundo o projeto, a utilização da biblioteca para estudos, pesquisas, realização de trabalhos, leitura e/ou empréstimo e devolução de livros.

#anaritavereadora #anaritanegrinihermes #Joinville #AnaLauraCarvalhodePaiva #vereadormirim #PLO72020 #bibliotecas #escola #escoladolegislativo

15 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206