Buscar
  • Ana Rita Negrini Hermes

Obrigada, Rute Ribeiro Hofpfner!


Tive a honra de homenagear na noite de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), com a Medalha de Mérito Antônia Alpaídes*, a educadora Rute Ribeiro Hoepfner. Esta jovem de 32 anos, que descobriu muito cedo a vocação para ensinar e fazer a diferença onde estivesse, foi reeleita em outubro para mais quatro anos como gestora da Escola Municipal Deputado Nagib Zattar, no Jardim Paraíso.

Para chegar até aqui, a luta desta profissional, esposa, mãe, amiga e defensora da educação de qualidade não foi nem é fácil.

Seus pais vieram para Joinville quando ela tinha oito meses de idade e conseguiram a primeira casa própria em 1998, no bairro Jardim Paraíso. Com uma situação financeira familiar bem difícil, Rute começou a trabalhar muito cedo. Aos 11 anos, cuidava de crianças e foi ajudante em uma verdureira.

Mas nunca parou de estudar, mesmo tendo de andar quilômetros até a escola.

Aos 16 anos, após trabalhar na limpeza de uma loja no centro de Joinville e como babá, ela conseguiu uma vaga como professora auxiliar em um Centro de Educação Infantil do bairro Aventureiro. Já cursava o magistério e se identificava cada vez mais com a área da educação. Depois de um ano, foi chamada para ser professora em outro CEI, desta vez no bairro Floresta.

Em 2005, trabalhava o dia todo e estudava à noite. Tinha 18 anos quando se casou com Abner e foi mãe de Heber, hoje com 14 anos. Ainda em 2005, prestou concurso público estadual para a educação e foi aprovada, escolhendo trabalhar na Escola Estadual Nagib Zattar, perto de sua casa. Em 2009, ingressou no curso de licenciatura em sociologia na Univille, concluindo a graduação em 2009. Nos anos seguintes, fez especializações em psicopedagogia e gestão escolar.

Seu amor pela educação, sua persistência, sua abnegação e sua sede de aprender e ensinar a trouxeram até aqui e, tenho certeza, a levarão muito mais longe. A incansável Rute tem o mesmo entendimento que eu. É pela educação de nossas crianças e jovens que podemos transformar o mundo!

É uma profissional que faz seu trabalho com presteza, sempre sensível às particularidades de cada aluno. Tenho muito orgulho em destacar algumas ideias desta grande profissional. Ela diz:

Trabalho em uma comunidade que amo, que precisa ser atendida com respeito e dignidade. Não podemos aceitar nossos jovens serem recusados para uma vaga de emprego porque residem no bairro Jardim Paraíso. Precisamos nos despir de todo sentimento segregador, discriminatório e fraudulento.

Lutamos por indivíduos que sofrem todos os dias o preconceito, mas, assim como eu, lutam por uma sociedade menos injusta e acreditam que não seremos eternamente vistos pelos estigmas que uma minoria causou.

Estamos conseguindo avançar e ocupando as cadeiras das universidades, das empresas conceituadas, formando empreendedores visionários, comerciantes de sucesso, mães e pais felizes e realizados assim como os meus pais. O que os outros dizem acerca do meu bairro não define o meu ou o futuro dos nossos moradores.

Parabéns e muito obrigada, Rute Ribeiro. Joinville tem orgulho de ter você!

(*A Medalha de Mérito Antônia Alpaídes é destinada a pessoas ou instituições que, por meio de ações de arte, cultura e de desenvolvimento social, se destacam na defesa do povo negro em Joinville. Cada bancada pôde indicar uma pessoa para ser homenageada. Ana Rita Negrini Hermes, do PROS, homenageou a educadora Rute Ribeiro Hoepfner. Os outros homenageados de 2019 foram Guilove Augustin Payoute, Nelson de Oliveira e Silva, Neiva Maria Silva, Silas Severino da Silva, Vilde Luzia Dalmônico, Carla Cabral e Silva, Leandro Soares e Júlio César Martins Duarte).

#anaritavereadora #anaritanegrinihermes #Joinville #CâmaradeVereadores #câmaradevereadoresdejoinville #homenagem #MedalhaAntôniaAlpaídes

21 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206