Buscar
  • Albertina Camilo

Frada conquista certificado de utilidade pública estadual


A Frada - Frente de Ação pelos Direitos Animais, que completou uma década de atividades neste ano, está comemorando a conquista do certificado de utilidade pública estadual. Aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesc), o título foi confirmado em publicação feita nesta semana no “Diário Oficial do Estado”.

"É como um certificado de que a entidade existe, não tem fins lucrativos e presta um serviço relevante à comunidade. A declaração de utilidade pública pela Alesc reforça esse respeito porque para obtê-lo é preciso ter um embasamento legal e apresentar uma série de documentos e comprovantes”, afirma a presidente da Frada, Liliane Lovato.

Segundo ela, esse título é fundamental para que, por meio de projetos, a Frada tenha a possibilidade de conseguir verba pública para investimentos em benefício da causa animal de Joinville, como melhorias no Centro de Bem-Estar Animal. “Ou para firmar algum tipo de convênio com empresas ou com o poder público”, acrescenta Liliane.

Sobre a Frada

Em junho de 2009, um grupo de pessoas deu início à Frada com o propósito de fazer a diferença na causa animal de Joinville, trabalhando na raiz do problema para mudar a rotina de abandonos e maus-tratos.

A atual presidente da ONG, Liliane Lovato, explica que atuar na “raiz” é definir as causas principais do problema para então agir, usando como base experiências bem-sucedidas e também inovando. Segundo ela, o abandono é o final de um drama que se inicia no nascimento de filhotes de animais que deveriam estar castrados e protegidos com suas famílias humanas.

“Muitos animais são adotados ou comprados por pessoas que não castram, não cuidam adequadamente e descartam quando perdem o interesse. O resgate desses animais abandonados é sempre um sofrimento muito grande. Já tivemos muitas vezes de sair correndo, até no meio da noite, para tentar salvar uma vida”, conta Liliane.

Dez anos de ação na causa animal de Joinville renderam aos voluntários da Frada momentos de muita emoção, mas também de questionamentos. Liliane Lovato sintetiza esse conflito: “O resgate de animais é um eterno ‘enxugar gelo’. Temos percebido que quanto mais animais são resgatados, mais as pessoas se sentem à vontade para abandonar. Às vezes bate um grande desânimo e nos perguntamos onde estamos errando e por que o abandono não diminui”.

Mais conquistas que derrotas

Apesar do trabalho duro nesses dez anos, Liliane afirma que há muito a comemorar, sim. Segundo ela, as conquistas foram muito maiores do que as derrotas.

“Conseguimos eleger uma vereadora, a fundadora da Frada Ana Rita Negrini Hermes, que continua voluntária até hoje. A criação de um Centro de Bem-Estar Animal, que está longe do ideal, mas continuamos batalhando por ele. O direito à castração gratuita financiada pela prefeitura. Também estamos avançando no envolvimento da população e na conscientização sobre a importância da castração e da adoção responsável. O melhor de tudo é a credibilidade que conquistamos ao longo desses dez anos”, enumera.

O título de utilidade pública estadual mostra que a Frada está fazendo a lição de casa, reforça a presidente da entidade.

Agradecimentos

“Faço um agradecimento especial ao Pedro Joni, assessor do deputado federal Coronel Armando, e ao deputado estadual Coronel Mocelin, que ajudaram a Frada conseguir este importante certificado. E parabéns aos incansáveis voluntários da Frada por mais esta conquista”, afirma a vereadora Ana Rita Negrini Hermes.

#causaanimal #Joinville #Frada #utilidadepública #certificado

46 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206