Buscar
  • Albertina Camilo

Câmara de Vereadores de Joinville faz homenagem às mães


Foi uma tarde marcada pela emoção. Nesta quinta-feira (9/5), a Câmara de Vereadores de Joinville realizou um evento especial em homenagem às mães, que comemoram seu dia neste domingo (12/5).

Entre as ações para marcar a data, destaque para a apresentação do Coral JB, da Escola Municipal João Bernardino da Silveira. A vereadora Ana Rita Negrini Hermes falou em nome da Câmara e de todas as mães que trabalham no Legislativo. Também discursaram a vereadora Iracema Bento e o presidente da Casa, Claudio Aragão. No final, todas as mães ganharam um copo temático de presente.

Fotos: Alessandra Pogan e Mauro Schlieck

Confira abaixo o discurso de Ana Rita em homenagem às mães

Falar sobre as mães pode parecer fácil à primeira vista. Mas se transforma numa tarefa das mais complicadas quando pensamos em tudo o que essa figura sem comparações pode significar para cada um de nós. Porque cada mãe é única e, ao mesmo tempo, universal, pois está no inconsciente coletivo como sinônimo de amor.Questionar este fato é questionar a vida.

Mas entendo que a figura materna, seja biológica ou adotiva, vai muito além disso. Porque ela pode ser a estrela-guia para seu filho, e ter a sensação do dever cumprido. Digo sensação porque as dúvidas nunca a deixam, mesmo quando tudo parece estar bem. Ou pode ser motivo de tristeza e de culpa para ambos – mãe e filho. Tudo vai depender de como ela encara a sua jornada como mãe.

Não é exagero dizer que tudo o que as mães falam e a forma como agem influenciam nas ações e nas tomadas de decisões dos filhos.

Entendem o tamanho da responsabilidade de uma mãe?

O grande problema é que o filho não vem com manual de instruções. Então, quase tudo é feito na base da tentativa e erro; e também prestando atenção nos exemplos que deram certo.

Na sua eterna cobrança, na conhecida sensação de culpa, a mãe sempre acha que está errando. Por isso, proponho uma trégua a você, mãe. Não se exija tanto. Leve a vida com mais leveza. Tenha certeza de uma coisa: se você estiver feliz, seu filho também estará feliz. Sua tristeza o derruba. Mas seu sorriso o ilumina, dá forças para ele também ir à luta. Porém, chamo sua atenção, mãe, para algo fundamental! Amor e alegria não podem significar displicência, falta de limites. Aqui está um dos maiores dilemas de nossos dias. As mães têm de aprender a dizer não para seus filhos.

Falo com a experiência de professora e mãe: é preciso permitir que as crianças e os adolescentes também se frustrem e aprendam a valorizar cada conquista. Do contrário, podem se tornar adultos infelizes, insatisfeitos, que querem tudo, sem aceitar um “não”. Mas aí chega a vida e lhes mostra que não é não, e vem com todas as suas consequências. Você, mãe, deve se lembrar sempre que tem nas mãos uma vida para formar e educar para o futuro. Sua recompensa por tanto esforço será ver seu filho feliz junto aos próprios filhos, a comemorar datas como esta.

#anaritavereadora #câmaradevereadoresdejoinville #homenagem #DiadasMães

28 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206