Buscar
  • Albertina Camilo

Mulheres dançam em ritmo de união e entusiasmo


Aos 53 anos, Doraci Rosa, a Dona Dorinha, está fazendo a diferença na vida de dezenas de mulheres residentes em Joinville e Araquari. Ela mostrou um pouco desse trabalho no 1º Seminário de Mulheres da Região Norte de Santa Catarina, no dia 28 de março, no Teatro Juarez Machado.

Os aplausos entusiasmados do público não deixaram dúvidas: o grupo Step Amadores, criado por ela há sete anos, é um projeto de sucesso. E segue os preceitos da campanha “Mais Amor, Menos Ódio”, realizada desde o início de março pela Secretaria de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Joinville e da qual o seminário fez parte.

Dona Dorinha conta que idealizou o grupo em 2011 para sair de uma depressão. O apoio e o incentivo do marido, Manoel José da Silva, e dos filhos Diego Alves e Isadora Cristina da Silva foram decisivos para o início e a continuidade das atividades.

Ela lembra o início de tudo: “Meu marido começou a pagar aulas em uma academia para mim. Aprendi os primeiros chutes e passos de step. Também participava do clube de mães, porque não queria ficar em casa sozinha. No clube vi que havia muitas mulheres depressivas fazendo bordados e falando mal da vida dos outros, o que não me fazia nada bem”.

Com as aulas de step, os resultados foram muito diferentes. “Como a dança me fez muito bem, resolvi levar para as mulheres do clube também. Meu marido comprou um radinho simples com entrada para CD e minha filha de 11 anos baixava as músicas. Comecei então a reunir as mulheres num clube de mães, mas tivemos de sair de lá porque alegaram que eu não tinha qualificação profissional para dar as aulas, embora estivesse claro que era algo amador. Mas não desistimos. Uma amiga cedeu a casa e ficamos lá por um ano e meio. Quando esta amiga pediu o espaço de volta, para não deixar o grupo parar eu o trouxe para minha casa”, relata Dona Dorinha.

Apresentação realizada no dia 28 de março, no Teatro Juarez Machado

De segunda a sexta-feira, em três horários

Ela e o marido providenciaram um piso bruto para as aulas. Como Dona Dorinha afirma, “encheu de gente”. Com todas as despesas pagas pelo marido, que é torneiro mecânico e tem um caminhão de frete (“e trabalha muito”), em 2016, quando já havia 60 mulheres no grupo, os dois conseguiram ampliar o piso para as aulas e compraram um aparelho de som melhor. Em 2017, fizeram o telhado.

O número de participantes só aumenta. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, em três horários (das 8h às 9h, das 18h30 às 19h30 e das 19h30 às 20h30), para que Dona Dorinha possa atender a todas as interessadas, que hoje somam 104.

O grupo é diversificado. Recebe mulheres de todas as profissões, entre elas, professoras, dentista, empresárias, cozinheiras, donas de casa de Araquari e de diversos bairros de Joinville. Todas são tratadas igualmente.

Sem cobranças

O requisito principal para participar é gostar de dança. Ninguém paga inscrição ou mensalidade, mas todas devem assinar um termo de responsabilidade, informando que estão cientes de que o grupo é amador e que Dona Dorinha não é professora formada.

“Por não ter qualificação profissional, o Step Amadores foi e continua sendo muito criticado pelo pessoal de educação física, que acha que as mulheres podem se machucar. Mas estamos simplesmente praticando dança. Todos têm direito de ser amadores em qualquer esporte, por que não podemos ser amadores da dança?”, defende Dona Dorinha.

“Não temos envolvimento com entidades ou partidos políticos, tudo é pago pelo meu marido. Sou dona de casa e estou quase me aposentando. A renda que entra é do nosso caminhãozinho. E meu lazer é montar passinhos de dança”, destaca.

Ver os resultados de tanto empenho e entusiasmo não tem preço. “Elas fazem as aulas para tirar o estresse. Há quem deixe até de fumar. O objetivo é sair do sedentarismo e aumentar a autoestima. Integração e lazer é o nosso lema. Você não tem ideia dos benefícios”, afirma, entusiasmada.

Agenda de apresentações

O grupo está aberto a convites para apresentações em eventos, como a realizada no Teatro Juarez Machado no dia 28 de março. As mulheres não cobram cachê, mas é necessário que os interessados disponibilizem transporte e lanche.

Desde 2015, o Step Amadores tem página no Facebook e canal no Youtube. Nesses espaços on-line, o grupo divulga, com sincronia, a receita de sucesso que nunca falha: união, força de vontade, otimismo, alegria e disciplina.

Saiba mais

Endereço: Os encontros ocorrem na rua Rui Carlos dos Santos, 141, em Araquari, quase no limite com Joinville.

Facebook: https://www.facebook.com/stepsamadores/

#mulher #Seminário #TeatroJuarezMachado #StepAmadores #Mulheres #Grupo #Joinville #Araquari

24 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206