- anaritavereadora
Agora é lei: Joinville vai abolir a tração animal

8 de março de 2018 será sempre lembrado como uma data histórica para a causa animal em Joinville. Neste dia foi sancionada, pelo prefeito Udo Döhler, a lei complementar 496, que altera o capítulo VI da Lei Complementar 360. É o primeiro projeto da vereadora Ana Rita (Pros) a virar lei.
A lei complementar acrescentou dois artigos. Um deles proíbe, gradativamente, o número de veículos de tração animal e determina que no prazo de dois anos (a contar da data de entrada em vigor da lei) essa modalidade de transporte deve estar definitivamente extinta.
Outro grande avanço é que a lei determina ao poder público a possibilidade de firmar convênio com instituições públicas e privadas para promover a capacitação profissional e, dessa forma, facilitar o retorno ao mercado de trabalho dos que deixaram de explorar os animais nas atividades arrolada pela lei complementar.
“A partir de agora, 8 de março não será apenas o Dia da Mulher. Será também um dia histórico para a causa pela qual tanto luto”, disse a vereada Ana Rita.
(Imagem: Jaksson Zanco/Secon)