Buscar
  • anaritavereadora

Artigo: Sobre comer animais


A edição do jornal A Notícia de hoje publicou artigo exclusivo da vereadora Ana Rita, propondo reflexão sobre o que costumamos colocar no prato. Confira o registro – e, abaixo, texto na íntegra (com o desfecho original).


Sobre comer animais

Por Ana Rita Negrini Hermes, vereadora


Por mais de 60 anos, eu não vi problema algum em comer animais. Hoje, como vereadora, e provocada pelo Meatless Day (ou Dia Mundial sem Carne), que ganha voz a cada 25/11, me sinto no dever de convidá-los a uma reflexão, pois, sim: precisamos falar sobre pecuária. Não tenho pretensão alguma com este texto, mas sinto que devo uma satisfação aos que já questionaram “por que não defende os animais assassinados diariamente nos abatedouros?”. Infelizmente, a matança de animais é protegida pela mesma legislação federal (9.605/98) que descreve o que são maus-tratos, criminalizando a prática; mas legitima e prevê os “animais de abate”. Difícil combater, municipalmente, os gigantes da bancada ruralista que se proliferam no governo. Não há outro caminho a não ser a sensibilização.


Foi o contato com a proteção animal que jogou luz sobre os impactos (éticos, ambientais e nutricionais) de uma alimentação que inclui seres sencientes. Alimentação essa, hoje, já dispensada pela Academia de Nutrição e Dietética (maior associação de profissionais da nutrição dos EUA), que recomenda e atesta a valia – e benefícios – de um cardápio (equilibrado) livre de produtos de origem animal. A internet está cheia de exemplos positivos de veganos, com as mais diversas profissões, plenamente saudáveis, incluindo vários atletas. Não pretendo trazer aqui a infinidade de dados relativos à degradação ambiental, sofrimento dos seres ou males à saúde fortalecidos pelo consumo de produtos de origem animal – nem haveria espaço para isso –, mas falar um pouco sobre não violência.


Era 2014 quando decidi não me alimentar mais de nenhum ser senciente, e sigo reduzindo cada vez mais o consumo de derivados – tão nocivos aos animais, ao meio ambiente e à saúde humana; sem contar o desperdício de produtos vegetais destinados aos animais, que poderiam, sem dúvida, aliviar a fome no planeta. Estou falando de informações que não estão estampadas nos jornais, ao lado de anúncios das grandes marcas da indústria pecuária; mas que, ano a ano, estão vindo à tona, derrubando, mundialmente, o véu que esconde tanta barbárie. Quem sabe, apesar de tudo, esta data “comemorativa” possa ser festejada, se pensarmos que este movimento cresce cada vez mais. Hoje, já não é mais possível ignorar o vegetarianismo. Informe-se e boicote esta indústria cruel.

#veganismo #vegetarianismo #alimentação #nãoviolência #pecuária

5 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206