Buscar
  • anaritavereadora

Medalha Antônia Alpaídes


Ana Lucia Martins foi o nome escolhido pela vereadora Ana Rita para receber a medalha Antônia Alpaídes, em Sessão Solene nesta segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, na Câmara de Vereadores de Joinville.


A homenagem é um reconhecimento das personalidades que, por meio da arte, da cultura, da desenvolvimento social e educacional realizaram relevantes trabalhos ou destacaram-se na defesa da raça negra na cidade.


Ana Lucia Martins nasceu na zona Sul de Joinville, a mais nova de cinco irmãos. Filha de Onélia Durvalina Martins e Acácio Martins, em 1983 iniciou ações na educação por meio de programas de iniciativa social que atendiam crianças e pré-adolescentes em situação de vulnerabilidade nas periferias de Itajaí e Joinville. Foi funcionária da rede municipal de ensino por 30 anos, especializando-se em Educação Física Escolar, sendo a idealizadora do Programa Dança na Escola, da Rede Municipal de Ensino de Joinville – o qual coordenou dando ênfase ao ensino da Arte e Cultura Africana, Afro Brasileira e Indígena; e Relações Étnico Raciais – incluindo formação para professores.


Em 1994, iniciou a militância em defesa da igualdade racial, permanecendo no ativismo até hoje. É integrante do Fórum de Mulheres de Joinville, membra do Conselho Municipal da Igualdade Racial e cofundadora do Coletivo Ashanti de Mulheres Negras de Joinville, que busca promover a visibilidade e o empoderamento das mulheres negras, no combate a todas as formas de violência, luta contra o racismo e as diferentes formas de discriminação. Apoiadora da Associação dos Imigrantes Haitianos de Joinville, Ana Lucia pesquisa a naturalização da ausência das mulheres negras nos espaços de poder e a sub-representação feminina nas Câmaras Legislativas. Ana Lucia é companheira de Maurício, mãe de Alison e Bruno Martins.



"Emocionante é a palavra que define a noite de hoje. Obrigada, Ana Lucia Martins, por ter aceitado meu convite para esta homenagem. Foi uma honra poder declamar suas palavras!" Ana Rita Negrini Hermes

“Menina negra e pobre, nasce, cresce e vive consciente da sua negritude.

Ser militante não é escolha, é necessidade.” Ana Lúcia Martins


10 visualizações

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206