Buscar
  • anaritavereadora

Ser professor...


“O educador se eterniza em cada ser que educa...”


Quando leio esta frase, atribuída a Paulo Freire, sinto um misto de alegria e tristeza.


Alegria por saber que, por mais exigente que seja a rotina de um professor ou professora, é profissão que pode estremecer conceitos e compor novos destinos...


Por mais de 40 anos estive em sala de aula, iniciando minha carreira como professora de inglês, aos 17 anos, em Caxias, no RS.


Como voluntária da Frente de Ação pelos Direitos Animais - grupo que fundei com grande viés educativo – também estive e continuo em contato com a educação e a sensibilização de crianças e adultos, pois, sim, ainda acredito no poder da empatia, da troca, do contato humano...


Educa quem abre horizontes para que os alunos possam caminhar sozinhos e busquem o conhecimento que os intriga.


Costumo dizer que precisamos gostar do nosso trabalho, mas para ser professor é preciso amar!


Por isso, o misto com sentimento de tristeza nesta comemoração pelo Dia do Professor....


Foi por amar tanto que Helley Abrey, 43 anos, professora de educação infantil, esposa, mãe de 3 filhos, tentou impedir tragédia maior, lutando contra o vigilante que ateou fogo na escola da periferia de Janaúba, ao norte de Minas Gerais no início deste mês.


Helley foi uma das 11 vítimas do incêndio criminoso, que levou 9 crianças com idades entre 4 e 6 anos – além do vigia que cometeu o ato. Também cerca de 40 crianças ficaram feridas e alguns adultos.


Infelizmente, Helly não será apenas lembrada eternamente por sua doçura e profissionalismo (qualidades lembradas pelos colegas) mas pela valentia em retirar boa parte dos alunos da creche e se colocar como obstáculo vivo ao agressor.


Obrigada Helly, exemplo de coragem ("agir com o coração") e amor incondicional, exemplo de humanidade...


Ana Rita




#DiadoProfessor #educação #datacomemorativa #discurso

0 visualização

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206