Buscar
  • anaritavereadora

A relação entre maus-tratos a animais e violência doméstica


Por Carolina Salles - Doutora em Direito Ambiental e Sustentabilidade.Mestra em Direito Ambiental. Ativista de Direito Animal. LL.M. Degree International Student.


Quando animais sofrem abusos, as pessoas estão em perigo. Quando as pessoas sofrem abusos, os animais estão em perigo.

Hoje que a sociedade não aceita e também não tolera a violência contra as mulheres, assim como considera inadmissível maus tratos aos animais, percebe-se o quanto os direitos animais e direitos femininos têm muito em comum. Uma batalha, nada fácil para os dois. E muitos devem estar se perguntando qual a relação entre maus-tratos aos animais e a violência doméstica? Será que existe relação entre eles? Infelizmente sim e pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos e outros países demonstram a ligação entre a violência doméstica e a violência contra os animais de estimação, sendo um sinal de que mulheres possam estar sendo vítimas de violência doméstica no seio familiar A violência doméstica, em muitos lares, tem início com o abuso aos animais. Em 2011, uma pesquisa realizada pela Associação Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (AADAMA), em parceria com uma empresa, revelou que pessoas que agridem animais estão mais propensas a cometerem atos violentos, principalmente contra as mulheres. Segundo a pesquisa 71% das mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que tinham em suas casas animais de estimação, os indefesos e inocentes bichinhos foram vítimas de seus companheiros que em algum momento ameaçaram, agrediram e até mataram os animais da família Na nossa sociedade onde o machismo ainda impera e a mulher é vista como um ser frágil e de domínio do homem, a transforma em uma vítima de homens sofrendo desde abusos psicológicos até físicos, da mesma maneira que os animais que também são vistos como posse e abusados das mais variadas formas.

#violência #maustratos

0 visualização

NOSSA MISSÃO

LINKS

Como vereadora eleita pela causa animal, minha missão é garantir que os direitos animais e os direitos humanos sejam respeitados, sem que um se sobreponha ao outro.

 

E, desta forma, promover e incentivar uma sociedade mais justa para todos, ecologicamente equilibrada e que respeite todas as formas de vida.

Home

Biografia

Atuação

Blog

Contato

FALE CONOSCO

Câmara de Vereadores de Joinville

Av. Hermann August Lepper, 1.100

Joinville - Santa Catarina

Gabinete

(47) 2101-3211

(47) 2101-3206